O que é a limpeza por plasma e onde utilizá-la?
A limpeza por plasma é utilizada em vários materiais para a limpeza das superfícies e a sua preparação para posterior processamento, isto é, pintura, revestimento e encapsulamento, etc.
O processo de limpeza (também denominado decapagem com plasma) pode incluir oxigénio (ar), árgon e qualquer outro elemento que cumpra as necessidades da superfície. A limpeza por plasma é um método através do qual um fluxo de alta energia é direcionado para a superfície que é necessário limpar.
A limpeza por plasma é geralmente utilizada para preparar superfícies antes do processamento, por exemplo, encapsulamento, impressão, revestimento e pintura, etc.
Entre as utilizações mais básicas da limpeza por plasma, surge a limpeza de aparelhos de medição, substratos num fundo composto por contaminantes orgânicos resultando em autofluorescência e limpeza de tampão de ligação, etc. A limpeza por plasma destina-se também à remoção de contaminantes externos, como resíduos de maquinagem à base de minerais e orgânicos. É também útil na limpeza de peças antes do revestimento e, em seguida, encapsulamento, juntamente com a limpeza por plasma ultrafina de aparelhos UHV. A limpeza por plasma é, portanto, utilizada em muitos setores quando é necessário limpar qualquer superfície!
Limpeza por plasma: O plasma é utilizado para limpar e preparar superfícies para vários processos de fabrico
A limpeza por plasma pode ser utilizada para:
- Remover oxidação das superfícies
- Limpar resíduos de óleo mineral das superfícies
- Preparar superfícies de elastómeros, metais e plásticos
- Limpar cerâmica
- Eliminar a necessidade de solventes químicos
- Limpar superfícies de metal a nível hiperfino
- Remover contaminação orgânica
- Preparar a superfície de produtos de vidro, por ex., itens oftálmicos
Benefícios da limpeza por plasma
Um dos muitos benefícios da limpeza por plasma é o facto de ser fácil de operar e também ser uma técnica seca e ecológica, ou seja, não implica a utilização de tricloroetileno. Além disso, os custos de operação são reduzidos e é possível obter a mais elevada qualidade de limpeza. Também melhora a ligação promovendo a aderência.
A limpeza por plasma pode remover facilmente quaisquer contaminantes orgânicos presentes numa superfície específica através de ablação física, o que implica a utilização de plasma de árgon ou reação química causada pelo oxigénio (ar). O processo pode ser uma grande ajuda à limpeza das superfícies afetadas pela limpeza de solventes, ou seja, a tensão superficial tem limitações. Estas superfícies são limpas com a ajuda de microcanais ou porosidade à microescala.
Outra vantagem da aplicação de plasma de limpeza em superfícies de materiais é a eliminação da necessidade de utilização de solventes químicos, eliminando assim a necessidade de armazenamento e eliminação dos resíduos de solventes.
O processo não é duro como os métodos tradicionais utilizados para tratamento superficial (leia mais sobre os princípios básicos do tratamento de plasma aqui), o que significa que será possível limpar uma superfície sem perder muitos dos traços importantes do material que são perdidos na limpeza superficial tradicional. Este processo é útil também no tratamento de uma grande variedade de superfícies complexas que podem incluir fibras óticas, lâminas de vidro, superfícies de metal como ouro, semicondutores e óxidos, etc.