Para que é utilizada a limpeza por plasma?

É necessária a limpeza para a remoção de contaminantes em superfícies antes de as mesmas poderem ser usadas no processo de fabrico. A limpeza de plasma pode ser aplicada a uma variedade de materiais juntamente com superfícies com geometrias complexas. Um sistema de limpeza de plasma permite uma limpeza eficiente de uma superfície sem ter um impacto negativo noutras propriedades da superfície. Ao longo das últimas décadas, a eficiência da limpeza por plasma tem sido reconhecida e utilizada para a limpeza de vários materiais pré-processamento. Seguem-se alguma informações sobre o que é realmente a limpeza por plasma e para que fins é utilizada.

O que é o plasma?

O plasma é considerado o quarto estado da matéria. É um meio de processamento único no que respeita ao tratamento superficial e modificações superficial. O plasma é gás ionizado que consiste em iões, eletrões e átomos neutros. Embora os eletrões no plasma existam a uma temperatura superior à do gás neutro, o plasma está sempre a uma temperatura próxima da temperatura ambiente, com uma densidade de eletrão de cerca de 1010 cm-3. A limpeza do plasma tem a capacidade de remover eficazmente todas as contaminações orgânicas das superfícies através do processo de reação química (plasma de ar) ou ablação física (plasma de árgon). Um sistema de limpeza por plasma também funciona com grupos funcionais químicos, tais como carboxilo, carbonilo e hidroxilo na superfície, tornando a maioria das superfícies hidrófilas. Além de estar limpa, uma superfície também tem de ser hidrófila, ou seja, ter uma diminuição do ângulo de contacto de água com um aumento da molhabilidade, de modo a melhorar a ligação ou a aderência a outras superfícies durante o processo de fabrico. Para além disso, a limpeza do plasma também é utilizada para remover contaminantes microbianos de uma superfície, o que o torna extremamente benéfico para a esterilização em aplicações de pesquisa de biomateriais.

Aplicações de limpeza por plasma

Os sistemas de limpeza por plasma podem ser utilizados para vários fins de limpeza superficial antes do processamento. É eficiente para remover a oxidação superficial e limpar resíduos minerais das superfícies. Também é utilizado para a preparação de superfícies de plástico e elastómeros, bem como para a limpeza de cerâmica. É igualmente utilizado para a limpeza da superfície de vidro, bem como superfícies de metal. A utilização de sistemas de limpeza por plasma eficientes elimina a necessidade de utilização de solventes químicos. Um dos principais benefícios da utilização da limpeza por plasma está no facto de todo o processo ser intuitivo para o operador e respeitar o ambiente. Além disso, o custo operacional da utilização de sistemas de limpeza por plasma é baixo, fornecendo, simultaneamente, a mais elevada qualidade na limpeza superficial. Um outro benefício da utilização de um sistema de limpeza por plasma está na eliminação da necessidade de utilizar solventes químicos. Como resultado, a utilização da limpeza por plasma elimina a necessidade de instalações de armazenamento ou de medidas para a eliminação de produtos residuais de solventes. O plasma é um método comprovado e eficaz para a preparação crítica da superfície.

O que é a limpeza por plasma de oxigénio?

Plasma de oxigénio refere-se a qualquer processo de limpeza por plasma onde o oxigénio também é utilizado na câmara de plasma. O oxigénio também é utilizado em processos de limpeza que são realizados antes da ligação. O oxigénio também pode ser combinado com outros gases, bem como para a corrosão de superfícies. Não seria errado dizer que o oxigénio é o gás mais comum utilizado na limpeza por plasma. Isto deve-se principalmente à sua ampla disponibilidade e baixo custo. O plasma de oxigénio pode ser criado utilizando uma fonte de oxigénio num sistema de plasma. Além disso, todos os sistemas disponíveis para corrosão por plasma podem funcionar com oxigénio, uma vez que este é habitualmente utilizado para limpar superfícies não metálicas, como vidro, Teflon e plásticos, sendo que também aumenta a capacidade de molhabilidade da superfície não metálica.

Custos da limpeza por plasma

O custo do equipamento de limpeza por plasma é relativamente barato em comparação com outros tipos de sistemas de limpeza superficial de material. Para além disso, os custos destinados à manutenção anual do equipamento também são insignificantes, razão pela qual a popularidade da limpeza por plasma tem crescido significativamente ao longo dos anos. A limpeza por plasma é considerada um método eficaz e fácil de usar para obter melhores resultados de limpeza face a processos de limpeza convencionais. A limpeza por plasma deve ser aplicada sempre que seja necessária uma superfície limpa e fiável. A limpeza por plasma não só é fácil e segura, como também respeita o ambiente, para além de ser muito mais eficaz em comparação com os procedimentos tradicionais de limpeza química por via húmida.

Video: VacuTEC | Vacuum Plasma Treater

Médica

PLX-intro-plasticcard

Cartões de plástico

FoamTEC

Espumas e placas

Automóvel

RotoTEC-small

Eletrónica

CableTEC

Cabos e tubagens

BottleTEC-corona-treater

Embalagens

lars tantec

Pergunte hoje ao nosso especialista em plasma e corona