Tratamento superficial de garrafas de plástico – BottleTEC

A importância de criar uma embalagem final que confira um aspeto profissional ao produto é uma tendência crescente para muitos fabricantes de garrafas. Os fabricantes estão cada vez mais focados na imagem de marca. Os fabricantes de garrafas não querem que os rótulos caiam das garrafas ou que os logótipos tenham uma impressão de má qualidade, fazendo com que o seu produto pareça mal executado. Isto pode acontecer porque a superfície da garrafa não foi tratada.

Quando os fabricantes de garrafas enfrentam desafios de aderência em termos de rotulagem, revestimento e tinta, os dispositivos de tratamento superficial corona são frequentemente utilizados para aumentar a força de aderência. Os problemas de aderência à garrafa ocorrem porque muitos dos materiais do recipiente utilizados na embalagem são quimicamente inertes.

O revestimento da garrafa garante que os rótulos não descolam até que ocorra a destruição completa do rótulo. O tratamento superficial ativa superfícies para criar locais de ligação e permitir uma aderência bem-sucedida.

Em termos simples, o tratamento superficial (corrosão) é a preparação de uma superfície de plástico para permitir a máxima aderência entre o plástico e outros materiais, tais como cola, tintas ou revestimentos. Sem este passo no processo de produção, a tinta impressa desaparecerá e certos tipos de rótulos não irão aderir.

O sistema BottleTEC da Tantec estabelece novos padrões para a tecnologia de tratamento corona. É possível tratar superfícies de PE, PET, PP, PC, PEEK, ABS, PS e outros recipientes cilíndricos em linhas de produção de moldes, impressão, enchimento ou rotulagem a alta velocidade. As garrafas giram rapidamente através do sistema, recebendo um tratamento de 360°.

Este sistema universal BottleTEC desenvolvido pela Tantec funciona com elementos de elétrodos rotativos patenteados, resultando num tratamento completo e uniforme das peças. Estas unidades independentes podem ser instaladas em linhas de produção já existentes ou utilizadas como um processo de tratamento off-line.

O tratamento corona para garrafas é considerado um processo que respeita o ambiente e que tem um baixo custo operacional. Com o tratamento superficial corona, é possível obter grandes poupanças em materiais adesivos, tintas e revestimentos, como, por exemplo, primários.

O sistema de tratamento superficial BottleTEC apresenta as seguintes características:

  • Tratamento superficial de garrafas com várias formas
  • Acompanha o ritmo das linhas de produção já existentes.
  • Níveis de tratamento até 72 mN/m (dine/cm) – dependendo da aplicação.
  • Tratamento sem contacto
  • Os elétrodos BottleTEC garantem um tratamento uniforme
  • Design flexível – sem necessidade de ajustar
  • Tratamento superficial de garrafas vazias e cheias (dependendo da aplicação)
  • Vários designs disponíveis, dependendo da geometria da peça
  • Manutenção fácil
lars tantec

Pergunte hoje ao nosso especialista em plasma e corona