Tratamento superficial para cartões de plástico

É bastante comum encontrar problemas na impressão de cartões de plástico. Isto deve-se ao facto de a maioria dos tipos de cartões de plástico serem feitos de PVC, conhecido por ter uma natureza antiaderente tal como outros polímeros e misturas compósitas. Tal resulta numa fraca qualidade de aderência da impressão e da tinta. Devido a esta questão, muitos negócios enfrentam problemas durante a impressão em cartões de plástico, já que a obtenção de uma boa aderência de impressão e de uma cobertura sólida em cartões de plástico é praticamente impossível com estes materiais.

A Tantec identificou o problema que muitos de vocês estão a enfrentar ao imprimir em vários cartões de plástico, incluindo cartões de negócios, cartões de fidelização e cartões de biblioteca, por exemplo. Trabalhamos incessantemente para lhe trazer uma solução não só eficaz, mas também eficiente ao descobrir novas maneiras de fornecer uma qualidade superior de aderência da impressão.

A Tantec oferece padrões de serviço que vão muito para além dos oferecidos pela indústria. Utilizando o tratamento superficial de plasma de última geração, oferecemos uma aderência de tinta inigualável, mesmo em pedidos de alta velocidade. Os nossos engenheiros altamente qualificados e experientes oferecem uma ampla gama de serviços em conjunto com todo este conhecimento, como o encapsulamento, codificação por barras, impressão UV, impressão DOD e limpeza superficial.

Obter uma boa aderência na impressão de cartões de plástico

Para uma boa aderência da tinta ao plástico, a energia superficial do material utilizado para a elaboração da superfície tem de ser superior à tensão superficial da tinta. O PVC possui uma baixa energia superficial a apenas 34 – 38 dines/cm² (mN/m) e é o material mais utilizado para cartões de plástico; este é o motivo pelo qual a aderência da tinta em cartões de plástico é um problema para muitos negócios.

A tinta a jato de tinta possui uma fadiga superficial fixa, fazendo com que os fabricantes tenham de descobrir formas e técnicas para aumentar a energia superficial do material a ser impresso. Os testes são uma parte fundamental da melhoria das características de aderência. Apenas os testes poderão ajudar os fabricantes a decidir qual a melhor relação para a aderência entre a energia superficial do material na qual ocorrerá a impressão e a fadiga superficial da tinta a ser utilizada para impressão.

Ao recolher dados através de testes, os engenheiros da Tantec consideram que a melhor forma de medir a energia superficial de um material consiste em utilizar um medidor de ângulo de contacto. Com a ajuda deste dispositivo, testes rigorosos levados a cabo pelos engenheiros irão determinar a energia superficial ideal do material no que toca à tensão superficial da tinta. Estes dados vão ajudá-lo em futuras previsões para níveis de atuação superficial fiáveis.

De que forma o tratamento de plasma melhora a qualidade da impressão nos cartões de plástico?

No caso da impressão de cartões de plástico, a qualidade de aderência da tinta é fundamental. A nossa solução ideal para cumprir este objetivo consiste no tratamento de plasma, que é não só muito eficiente, prático e ecológico, como também rentável.

O tratamento de plasma envolve três processos que acontecem a nível molecular de maneira a aumentar a aderência da tinta. O primeiro começa quando o plasma, um gás extremamente ionizado, é exposto a uma elevada vitalidade em conjunto com materiais que vão desde os polímeros, cerâmica, metais, misturas compósitas até ao vidro. Quando as partículas são expostas, os eletrões em redor do núcleo molecular começam a afastar-se devido ao aumento de temperatura. Os átomos ficam muito quentes e não conseguem ficar contidos em redor do núcleo.

A segunda fase do processo começa quando estes radicais livres e diferentes partículas que existem no plasma dinâmico necessitam agora de algo para se ligarem. Estas partículas ligam-se às moléculas na superfície do material, criando o desenvolvimento de grupos polares adicionais. Assim que estiverem formados estes novos grupos polares, a mudança resultante consiste no facto de o material ser mais recetivo a tintas. Este processo não só aumenta a qualidade da formação da ligação, como também garante uma disseminação mais ampla da tinta para um acabamento superior. O dilúvio de iões fornecidos pelo plasma remove também quaisquer contaminantes orgânicos, deixando a superfície do material limpa durante o processo.

Assim que tiverem sido removidos todos os contaminantes orgânicos, o que resta é a condição de superfície perfeita para tintas e impressão de coberturas de maneira a obter os melhores resultados possíveis em cartões de plástico. E é isto que faz com que este processo e tecnologia sejam os melhores para o trabalho.

Qual é a tecnologia de tratamento de plasma mais vantajosa para si?

As encomendas de topo de gama para cartões de plástico deverão idealmente optar pela tecnologia de plasma atmosférico. Isto deve-se ao facto de ser perfeita para uma impressão de alta velocidade com um procedimento que é eficaz e repetível. Esta tecnologia permite o tratamento de plasma até 30.000 cartões por hora e é totalmente adaptável para encaixar no seu procedimento de montagem.

A Tantec distingue-se na produção desta tecnologia de última geração que é eficaz e eficiente. Para além disso, a tecnologia que oferecemos tem metade do tamanho dos sistemas de tratamento de plasma atmosférico convencionais, algo que representará uma poupança de imenso espaço, espaço esse que pode ser utilizado para outras operações.

lars tantec

Pergunte hoje ao nosso especialista em plasma e corona