Tratamento superficial para a indústria médica

Tratamento de plasma e corona na indústria de dispositivos médicos

A baixa energia superficial em materiais plásticos representa um desafio em processos de ligação, revestimento e impressão. A durabilidade e a qualidade são fatores importantes no fabrico de dispositivos médicos e é necessário um tratamento superficial eficiente para otimizar estes processos.

O tratamento de plasma e corona modifica a estrutura química na superfície dos materiais plásticos e melhora a tensão superficial.

O resultado é um tratamento uniforme e melhores propriedades de molhabilidade e aderência com uma longa durabilidade e a possibilidade de alcançar resultados de elevada qualidade em ligação, revestimento e impressão.

Com o tratamento de plasma e corona, tem a possibilidade de alcançar:

  • Um tratamento uniforme em todas as superfícies de peças tridimensionais
  • Um tratamento de determinados locais difíceis de alcançar em peças tridimensionais
  • A alteração superficial sem afetar o próprio material
  • Eficiência de custos e longa durabilidade das propriedades de aderência
  • Soluções amigas do ambiente

O tratamento superficial de plasma e corona é aplicado para a ativação de superfície de:

  • Conetores de agulhas
  • Seringas
  • Tubagem de cateteres
  • Bolsas de ostomia
  • Placas de petri
  • Tecido de culturas
  • Lentes

Envie a sua amostra para um teste gratuito nas nossas instalações de teste

Na Tantec, somos experientes no desenvolvimento de soluções para a indústria de dispositivos médicos e as nossas principais competências consistem no tratamento 3D uniforme com um efeito duradouro. Temos as nossas próprias instalações de teste internas e oferecemos um teste gratuito à sua peça. Envie uma amostra e explique-nos o seu projeto. Após o teste, receberá um relatório documentado com aconselhamento sobre a melhor solução de tratamento possível.

Europa/Internacional

Envie a sua amostra para:

Tantec A/S

Industrivej 6

6640 Lunderskov

Dinamarca

Estados Unidos da América

Envie a sua amostra para:

Tantec EST Inc.

160 North Brandon Drive

Glendale Heights

IL 60139

EUA

Tratamento corona de dispositivos médicos

Uma vez que o tratamento corona é um tratamento de ligação, é normalmente utilizado para tratar equipamento médico e tornar a sua superfície adesiva à tinta de impressão. Exemplos de produtos médicos sujeitos a este tratamento incluem: corpos de seringas de plástico, frascos de medicamentos, tubos transparentes utilizados para fluidos e até batas cirúrgicas.

Quando o ar em redor da superfície de um produto é exposto a uma elevada carga de tensão, cria um frenesim de energia atómica. As moléculas de oxigénio começam a separar-se e a unir-se com outras presentes no material do produto, resultando numa superfície mais propensa à aderência.

Em termos de textura, um tratamento corona de dispositivos médicos altera a superfície deixando de ser suave e escorregadia, passando a ser uma textura áspera e grosseira que irá agarrar a tinta, adesivo ou o revestimento mais rapidamente. A alteração da composição química da superfície permite a aderência de material à superfície, criando uma ligação mais forte do que uma mera ligação mecânica.

Benefícios do tratamento corona de dispositivos médicos

Existem vários benefícios na utilização do tratamento corona para dispositivos médicos. Alguns deles são:

  • O tratamento corona melhora a flexibilidade dos materiais plásticos e laminados e permite que o fabricante marque os seus produtos com um selo, logotipo ou rótulo da sua preferência.
  • Fornece também um elemento de segurança, já que anteriormente era utilizada uma chama aberta para criar manualmente esta reação química.
  • O tratamento corona de dispositivos médicos é extremamente eficaz, especialmente no caso de peças tridimensionais, já que a máquina tem uma quantidade de cabeças capazes de tratar o objeto a partir de diferentes ângulos, permitindo a total cobertura de uma só vez.
  • Caso fosse contratado trabalho manual para lixar as superfícies suaves, este seria muito dispendioso para as empresas de fabrico; assim sendo, o tratamento corona de dispositivos médicos é também mais barato e eficiente em termos de custos em comparação com os métodos manuais.
  • Apesar do tratamento corona de dispositivos médicos ser utilizado de forma comum, este tratamento também está a ser utilizado numa ampla variedade de indústrias, tais como automóvel, eletrónica, tubagens, lentes oftálmicas, cablagens elétricas, etc.

Consequentemente, o uso de tratamento corona para alterar a composição superficial dos objetos e criar fortes ligações adesivas é um enorme sucesso e os seus numerosos benefícios fazem dele a melhor opção para os fabricantes de produtos de várias indústrias.

VacuTEC – Tratamento superficial de cateteres com plasma por vácuo

Ao aumentar a energia superficial dos cateteres, o tratamento de plasma por vácuo melhora as propriedades de ligação dos revestimentos – reforçando a segurança e a fiabilidade do produto. Antes do tratamento, a energia superficial do silicone é de apenas 38 mN/m – após o tratamento, situa-se quase no dobro, 72 mN/m.

RotoVAC – aplicado para um tratamento uniforme das peças pequenas

O tratamento de plasma de pequenas peças de plástico moldadas por injeção, sem a necessidade de as colocar num gabarito ou através de complexos sistemas de manuseamento. Com o design de tambor RotoVAC, basta encher o tambor e colocá-lo na câmara de vácuo. A rotação irá assegurar o tratamento de todas as peças.

RotoTEC-X – Tratamento superficial de lentes oftálmicas antes do revestimento

As lentes oftálmicas de plástico são produtos sofisticados e o seu desempenho baseia-se, em grande medida, nos tratamentos superficiais a que são submetidos no processo de fabrico antes da aplicação, isto é, revestimentos coloridos, fotocromáticos ou duros. São alcançadas tensões superficiais tão elevadas quanto a capacidade de molhabilidade da água (72 mN/m).

SyrinTEC – Tratamento superficial de corpos de seringas

O SyrinTEC foi concebido para otimizar as propriedades de aderência das tintas de impressão em corpos de seringas, normalmente feitas a partir de materiais de polímeros com baixa energia superficial. O SyrinTEC opera através de elementos de elétrodos cerâmicos de elevada durabilidade resultando num tratamento completo e uniforme dos corpos das seringas.

NeedleTEC – Tratamento superficial de corpos de seringas

O NeedleTEC da Tantec é o tratamento corona para conetores de agulhas de plástico. O NeedleTEC é a resposta para os problemas anteriormente mencionados que estão relacionados com ligações e fugas

lars tantec

Pergunte hoje ao nosso especialista em plasma e corona