Tratamento superficial de metais

Tratamento superficial de metais

Gaskets for cylinder car engine.

O tratamento superficial de metais pode ser de extrema importância para várias indústrias. O tratamento superficial de metais pode ser de extrema importância para várias indústrias. Este é de importância essencial em muitas indústrias. Não se trata de um novo processo, mas sim de um processo que remonta a 4000 AC, quando o ouro começou a ser utilizado de forma decorativa.

 

Atualmente, podem existir várias razões para a necessidade de alterar as propriedades da superfície de metais. Por exemplo, se o tratamento superficial de metais for utilizado para:

  • Decoração e/ou refletividade
  • Maior dureza (por exemplo, resistência a danos e desgaste)
  • Prevenção da corrosão

O tratamento superficial das superfícies de metais desempenha um importante papel no prolongamento da vida útil dos metais, como em estruturas automóveis e materiais de construção, sendo uma aplicação frequentemente utilizada na limpeza de estruturas de aço inoxidável para janelas, etc.

Que indústrias utilizam o tratamento superficial de metais?

Quase todas as indústrias terão necessidade de um equipamento para tratamento de uma superfície de metal.

Entre as indústrias que utilizam atualmente o tratamento superficial de metal incluem-se as seguintes: automóvel, construção, recipientes, elétrica, médica, equipamentos industriais, equipamentos de laboratório, aeroespacial e várias outras indústrias.

A gama de componentes tratados inclui armações para óculos, componentes automóveis, parafusos, porcas, cavilhas, diferentes ferramentas e muitos outros.

Como é que a Tantec trata as superfícies de metal?

Plastic window profile with triple glazing.

As superfícies de metal podem ser tratadas utilizando elétrodos isolados especiais ou os bocais de tratamento superficial PlasmaTEC-X.

O tratamento superficial de metal consiste normalmente na limpeza e ativação da superfície. Frequentemente, as superfícies de aço inoxidável são tratadas com elétrodos corona cerâmicos ou bocais PlasmaTEC para garantir a máxima molhabilidade e limpeza antes da ligação.

A Tantec produz várias soluções de tratamento superficial de metal. Pode ver a nossa lista de produtos de tratamento superficial: Dispositivos de tratamento de plasma e dispositivos de tratamento corona.

Caso tenha outras questões, não hesite, os nossos especialistas estão aqui para ajudar.

O processo de revestimento utilizando plasma

O tratamento superficial de metal é, principalmente, como mencionado acima, uma questão de limpeza da superfície. Neste caso, o tratamento de plasma prova muitas vezes ser a melhor solução quando uma superfície de metal precisa de tratamento.

O tratamento de plasma é um processo concebido para alterar as propriedades de superfície de um substrato com vista a aumentar a energia superficial e/ou a tornar a mesma quimicamente compatível com um material de ligação.

O tratamento superficial cria um bombardeamento de eletrões que quebra as ligações químicas das superfícies enquanto os iões que atingem a superfície são concebidos para alterar a composição química da superfície.

Os sistemas de plasma também podem ser utilizados para tratar uma variedade de tipos de materiais, incluindo polímeros, vidros e cerâmicas.

Compreender o tratamento superficial de metal

Em comparação com outras superfícies que precisam de tratamento antes do revestimento, impressão ou aderência, etc., existe uma série de diferentes métodos diferentes para o tratamento superficial de metal. O tratamento de metal é um processo em que peças ou componentes feitos de metal são tratados antes de ocorrer qualquer revestimento.

A finalidade deste tratamento é aumentar o nível de energia superficial de uma determinada superfície de metal para que possa aderir facilmente à impressão ou revestimento que está prestes a ocorrer. Este tipo de tratamento é geralmente conhecido como o pré-tratamento do revestimento. O tratamento de metal envolve a criação de uma barreira que funciona como uma parede protegendo o metal num ambiente corrosivo.

A camada de superfície que se forma num metal programado para revestimento químico é criada devido a uma reação química que não é eletrolítica por natureza. A reação ocorre entre uma solução e a superfície dos metais. Estas camadas são amorfas e aderentes. Para permitir que o tratamento do metal forme uma camada de proteção, o metal usado como base deve ser convertido num componente menos reativo à corrosão em comparação com a superfície de metal que está a ser utilizada em primeiro lugar.

Para realizar um tratamento superficial bem-sucedido de metal, a camada formada na superfície dos metais deve conseguir transmitir uniformemente a mesma quantidade de potencial. A camada também deve ser capaz de neutralizar quaisquer áreas que apresentem sinais de corrosão catódica ou anódica. Só então o tratamento superficial de metal pode fornecer uma base absorvente para a aderência a tintas e outros acabamentos.

O processo de tratamento superficial de metal envolve mais do que apenas alguns passos. Em primeiro lugar, os compostos de estampagem e os óleos de laminagem são limpos da superfície, conduzindo ao enxaguamento de resíduos de fosfatos. Segue-se a aplicação de um vedante orgânico/inorgânico. E, por último, a superfície é enxaguada com água sem contaminantes, por exemplo, água obtida através de osmose inversa ou desionização. Depois de enxaguada, a superfície é levada para um forno que seca a superfície. Aqui, toda a humidade é completamente removida antes de um metal poder ser submetido ao processo de pintura.

Tipos de revestimentos de conversão

Existem vários tipos de revestimentos de conversão utilizados no processo de tratamento superficial. Alguns destes são apresentados abaixo.

Revestimento com óxidos

Os revestimentos realizados com a ajuda de óxidos são, na realidade, produtos de corrosão que incluem um óxido com espessura mínima resultando numa boa aderência. Estes tratamentos são geralmente realizados através de reações eletroquímicas, calor ou químicos.

Revestimento com cromato

Estes revestimentos envolvem o processo de conversão química formado por uma reação que ocorre entre sais de crómio ou soluções de água de ácido crómico. Os revestimentos com cromatos podem ser aplicados em cádmio, zinco, magnésio e alumínio devido à sua resistência à corrosão atmosférica. Estes revestimentos são amplamente utilizados para proteção de artigos de hardware utilizados como produtos domésticos.

Revestimento de fosfato

Estes revestimentos também envolvem a conversão química de superfícies de metal. Os cristais de fosfatos formam-se em superfícies materiais que contêm zinco, manganês ou fosfatos de ferro. Geralmente, os revestimentos de fosfato são aplicados em ferro fundido, aço de baixa liga e aço-carbono. No entanto, estes também podem ser aplicados em cádmio, estanho, alumínio e zinco.

Tratamento superficial ilustrado em vídeo

Veja este vídeo para saber como funciona o tratamento superficial.

Que materiais podem ser tratados com sucesso?

Quase todos os materiais base habitualmente usados são facilmente tratáveis. A lista de material apresentada abaixo inclui materiais plásticos e metais:

PP PE PES Teflon (PTFE)
Polímeros com ligações transversais PC ABS PS
EPDM TPF TPE Aço inoxidável
Alumínio Muitos outros metais

Se pretender saber se a sua superfície de metal beneficiaria com um tratamento corona/plasma, envie a sua amostra para um teste gratuito nas nossas instalações de teste!

Na Tantec, somos experientes no desenvolvimento de soluções para a indústria automóvel e as nossas principais competências consistem no tratamento 3D homogéneo e uniforme com um efeito duradouro. Temos as nossas próprias instalações de teste internas e oferecemos um teste gratuito à sua peça. Envie uma amostra e explique-nos o seu projeto. Após o teste, receberá um relatório documentado com aconselhamento sobre a melhor solução de tratamento possível.

Europa/Internacional – Envie a sua amostra para: – Tantec A/S – Industrivej 6 – 6640 Lunderskov – Dinamarca

Estados Unidos da América – Envie a sua amostra para: – Tantec EST Inc. – 160 North Brandon Drive – Glendale Heights – IL 60139 – EUA

PP PE PES Teflon (PTFE)
Cross Linked Polymers PC ABS PS
EPDM TPF TPE Stainless Steel
Aluminium Many other metals

If you want to know, if your metal surface would benefit from a corona/plasma treatment, then send your sample for a test free of charge in our testing facilities!

At Tantec we are experienced in developing solutions to the automotive industry and our core competences is 3D treatment with even and uniform treatment with durable effect. We have our own in-house testing facilities and offer a free test of your part. Send a sample and explain your project to us. After testing, you will receive a documented report and we advise you in the best suitable treatment solution.

Europe/International – Send your sample to: – Tantec A/S – Industrivej 6 – 6640 Lunderskov – Denmark

United States of America – Send your sample to: – Tantec EST Inc. – 160 North Brandon Drive – Glendale Heights – IL 60139 – U.S.A.

Video: VacuTEC | Vacuum Plasma Treater

Médica

PLX-intro-plasticcard

Cartões de plástico

FoamTEC

Espumas e placas

Automóvel

RotoTEC-small

Eletrónica

CableTEC

Cabos e tubagens

BottleTEC-corona-treater

Embalagens

lars tantec

Pergunte hoje ao nosso especialista em plasma e corona