Tratamento superficial de tubos de plástico – por dentro e por fora
As tubagens de plástico são utilizadas numa grande variedade de aplicações e em diversas indústrias. Os três tipos principais, PE, PEX e PP, partilham uma característica básica – baixa energia superficial. Isto dificulta a aderência de tintas, revestimentos e espumas à superfície. Os dispositivos de tratamento corona da Tantec resolvem estes problemas através do aumento da energia superficial e de melhor aderência.
Muitas aplicações diferentes
Os materiais plásticos PE, PEX e PP possuem uma vasta gama de propriedades que fazem dos sistemas de tubagem de plástico a escolha ideal para qualquer aplicação, desde redes de água pressurizada, sistemas de esgotos por gravidade, sistemas de aquecimento de espaços interiores e um número em crescimento contínuo de novos mercados e utilizações. Os tubos de plástico são utilizados em:
- Tubos de água
- Tubos de gás
- Tubos de esgoto
- Proteção de cabos ou condutas
- Tubos de aquecimento e arrefecimento
- Sistemas industriais
- Cabos com condutor interno
- Cabos sem condutor interno
- Fibra ótica
Vantagens de tubos de plástico
Os tubos de plástico têm inúmeras vantagens em relação aos tubos de aço comuns, tais como peso leve, resistência, flexibilidade, rentabilidade e durabilidade. A sua resistência a muitos produtos químicos comuns, tais como ácidos, bases, sais e oxidantes, torna-os adequados para uma vasta gama de aplicações especiais. São fáceis de instalar e requerem manutenção mínima, oferecendo simultaneamente resistência a longo prazo a uma variedade de condições de serviço, tais como abrasão, temperatura, movimento do solo, flexão, condições atmosféricas, pressão interna, etc.
Tratamento superficial
Uma melhor durabilidade do produto resultou num declínio na molhabilidade – a capacidade de aderência de uma superfície a líquidos como tintas e outros revestimentos. Este declínio da capacidade de aderência resultou no desenvolvimento de novos e inovadores métodos para melhorar a molhabilidade.
Os sistemas de tratamento corona da Tantec proporcionam uma flexibilidade substancial no tratamento de uma grande variedade de materiais utilizados na indústria de tubos, sendo um método-chave para resolver problemas de aderência. Os dispositivos de tratamento corona especializados da Tantec podem tratar tubos em todo o seu comprimento com cobertura e consistência superiores. O tratamento corona torna a superfície mais áspera quimicamente, permitindo-lhe ‘agarrar- se’ à tinta, espuma ou revestimento que está a ser aplicado ao tubo de plástico. A ligação química resultante que ocorre com a superfície do tubo é mais forte do que uma simples ligação mecânica.
Dispositivo de tratamento de plasma e sistemas de tratamento superficial corona da Tantec aplicados na indústria de cabos
SpotTEC – poderoso tratamento superficial parcial
O SpotTEC é um sistema de pré-tratamento em linha concebido especificamente para ser facilmente integrado em linhas de produção de tubos novas ou já existentes. A frequência com a qual o SpotTEC trata os tubos depende da dimensão, espessura e velocidade de extrusão do tubo.
CableTEC – otimiza propriedades de aderência de tintas de impressão em cabos
O CableTEC utiliza elementos elétrodos cerâmicos de elevada durabilidade, resultando num tratamento completo e uniforme da superfície dos cabos. CableTEC está disponível como unidade padrão e personalizada em configurações de alta e baixa velocidade para integração em linhas de impressão já existentes
PlasmaTEC-X – poderoso tratamento superficial parcial
O tratamento com plasma atmosférico oferece uma solução económica para a limpeza e ativação de superfícies complexas que não podem ser tratadas através de mecanismos comuns de tratamento corona.