Tratamento superficial com ozono
A Tantec desenvolveu o seu próprio Sistema OzoneTEC para o tratamento do interior de produtos como pranchas de surf, congeladores, caixas de gelo, tubos encamisados, pequenas embarcações, etc. – produtos que consistem em fibra de vidro no exterior e espuma no interior – também conhecidos como núcleos sandwich.
Para um cliente específico da indústria náutica, a tarefa consistia em melhorar a aderência da espuma de poliuretano ao interior do casco em fibra de vidro. Sem tratamento, a espuma endurecerá, mas não irá aderir ao interior do casco do barco.
O OzoneTEC produz ozono que é projetado para dentro do invólucro onde reside durante algum tempo, sendo depois sugado para o exterior. Em seguida, é injetada a espuma Purethane. Em seguida, endurece e adere ao interior do invólucro.
Características:
- Capacidade de tratar o interior de peças rotomoldadas
- São alcançados níveis de energia superficial mais elevados em comparação com resinas normais
- Tratamento mediante pedido
- Definições flexíveis que permitem o tratamento de variadas dimensões e tamanhos de produtos
- Pegada reduzida
- Não são necessários gases de tratamento exóticos
Tratamento de peças rotomoldadas
As peças rotomoldadas são normalmente peças de plástico termoendurecíveis ocas. A resina é aquecida e derretida e ao rodar os moldes a resina enche a cavidade do molde criando a peça com um interior oco. Muitas destas peças requerem isolamento de espuma para melhorar as propriedades térmicas e a rigidez das peças. A rotação contínua do molde durante o processo garante espessuras uniformes das paredes. O OzoneTEC desempenha um papel fundamental na ativação da superfície interna da peça para melhorar a aderência. Um sistema OzoneTEC é normalmente composto por gerador, transformador de HV, caixa de controlo, sistema de ar comprimido e uma moldura personalizada. O OzoneTEC pode ser instalado como processo em linha ou como solução única.