Tratamento em linha de produtos de vedação para automóveis

A aderência de qualidade superior das tintas de impressão, adesivos ou revestimentos em materiais poliméricos, como PE, PP, PS, borracha EPDM e outros substratos, é um requisito comum em toda a indústria de processamento de plástico e borracha. Todos os materiais poliméricos exibem naturalmente uma baixa energia superficial, resultando em fracas propriedades de aderência e molhabilidade. Para lidar com tais dificuldades, a Tantec oferece unidades padrão e personalizadas com sistemas corona integrados.

Há 10 anos, a Tantec desenvolveu a sua primeira estação personalizada para o tratamento superficial de perfis de EPDM. Avançámos a nossa tecnologia de tratamento superficial com o ProfileTEC – um sistema de tratamento de plasma para perfis de EPDM. É agora possível tratar múltiplas superfícies e configurações difíceis com uma cobertura, consistência e conveniência de uma única passagem superior.

Na prática, o pré-tratamento de plasma tornou-se num dos processos mais comuns para o aperfeiçoamento de superfícies. O método aumenta a tensão superficial dos plásticos antes destes serem impressos, laminados ou revestidos. Este tratamento superficial melhora a aderência entre camadas e promove a aderência do composto de revestimento ou tinta de impressão. O efeito final alcançado através do tratamento depende de vários parâmetros, incluindo a eficiência dos elétrodos, a duração da descarga de corona, o tipo de material a tratar, a temperatura e humidade, qualquer contaminação, a morfologia superficial e fatores semelhantes.

O tratamento corona elimina as ineficácias, os riscos de segurança e o potencial para danos do produto que advêm do tratamento com chama aberta, preparação química da superfície e técnicas de lixagem, oferecendo ao mesmo tempo melhores resultados de ligação.

Para melhorar as qualidades de aderência, a superfície é alterada utilizando descargas livres de potencial. A utilização de plasma permite o tratamento de uma ampla gama de materiais sem ser necessário alterar as cabeças de tratamento. Um processo simples mas extremamente eficaz para materiais TPE e de densidades estilo esponja.

Criamos soluções orientadas para o cliente no âmbito da produção em linha. O nosso ProfileTEC oferece um funcionamento contínuo sustentado com resultados de primeiro nível. Assegura que o processamento posterior pode ocorrer da melhor forma possível. O ProfileTEC substitui por completo processos como o aumento da rugosidade, tratamentos de fluoretos com gás ou o uso de primários. O ProfileTEC consome menos energia em comparação com a média da indústria e isto torna-se aparente não só na fase inicial de investimento, como também na redução de custos de funcionamento a longo-prazo. O ProfileTEC inclui um sistema de elétrodos modulares feito a partir de materiais não corrosivos, com um mínimo de peças de desgaste e um design compacto.

Um ProfileTEC personalizado consiste normalmente em 4 – 16 unidades de tratamento (cabeças) e é capaz de lidar com elevadas velocidades de linha (20 – 25 metros por minuto dependendo do tipo de perfil) e peças complexas feitas a partir de borracha condutora e não condutora. O sistema aumenta a tensão superficial de 34 para 50 mN/m – que é atualmente o nível de tensão necessário para a melhor aderência possível. O sistema pode ser usado na linha de extrusão e no fabrico.

O funcionamento do sistema de tratamento não podia ser mais simples. O conceito bem idealizado para os nossos geradores e estações de tratamento assegura um funcionamento com os melhores resultados. Com o ProfileTEC é possível poupar energia, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos perfis de EPDM.

O ProfileTEC é capaz de tratar todos os tipos de perfil, incluindo:

  • Impermeabilizantes para portas
  • Fitas interiores e exteriores
  • Vedantes secundários
  • Impermeabilizantes para quebra-ventos
  • Vedantes para bagageiras
  • Impermeabilizantes para barras de tejadilho
  • Impermeabilizantes para as borrachas dos vidros
  • Moldes para para-brisas
  • Impermeabilizantes para as borrachas exteriores do veículo

As vantagens da utilização desta tecnologia com aplicações de EPDM são as seguintes:

  • Elevadas velocidades de processamento (até 25 m/min, dependendo da tinta), superior mediante pedido
  • Pré-tratamento da área através de descarga de corona homogénea
  • Processo suave de pré-tratamento (sem queimar a superfície)
  • Grande janela de processamento (importante na geometria de ranhuras, já que o piso da ranhura e a superfície são uniformemente tratados)
  • Baixo consumo energético, máx. 2000 W
  • Configuração de elétrodo flexível, para uma mudança e ajuste rápidos
  • Processo de tratamento pré-produzível com tecnologia de gerador controlado por microprocessadores

Médica

PLX-intro-plasticcard

Cartões de plástico

FoamTEC

Espumas e placas

Automóvel

RotoTEC-small

Eletrónica

CableTEC

Cabos e tubagens

BottleTEC-corona-treater

Embalagens

lars tantec

Pergunte hoje ao nosso especialista em plasma e corona