Tratamento de plasma por vácuo melhora consideravelmente a aderência para fabricante de automóveis líder

Os fabricantes de automóveis em todo o mundo procuram métodos inovadores para melhorar a qualidade das suas ofertas de produtos e para ir de encontro às necessidades dos clientes. No seu esforço para obter as melhores ofertas de produtos, estão a incorporar diferentes técnicas de fabrico.

A tecnologia de plasma por vácuo oferecida pela Tantec chamou a atenção de muitos fabricantes, mas nenhum maior do que o principal fabricante de automóveis a nível mundial com quem trabalharam recentemente.

Os fabricantes de automóveis começaram a perceber os benefícios que o tratamento de plasma pode ter nos adesivos e estão incorporá-los nas suas próprias ofertas de serviços para obter os melhores resultados. Quando são lançados novos modelos de automóveis no mercado, os fabricantes de automóveis querem destacar-se pela qualidade e consistência do seu produto. Sendo um fornecedor sólido de qualidade e consistência, a Tantec é o fornecedor a quem se dirigem.

O principal fabricante de automóveis com quem a Tantec trabalhou recentemente instalou com sucesso os mais recentes sistemas de plasma por vácuo de alta tecnologia no seu processo de fabrico, no sentido de acrescentar valor aos seus produtos acabados. O sistema de plasma por vácuo foi adicionado ao processo de fabrico para o tratamento superficial dos componentes com parte superior do corpo em polipropileno dos seus novos veículos, com lançamento previsto para o final de 2019.

Instalado dentro da sua fábrica de última geração, o tratamento de plasma por vácuo ajudará a agilizar o processo de fabrico e a melhorar a capacidade de colagem dos adesivos, oferecendo também outros benefícios ao fabricante de automóveis no seu processo de fabrico.

As equipas do fabricante de automóveis e da Tantec trabalharam em conjunto e conceberam um processo compatível para resolver os problemas existentes na obtenção de uma forte aderência a materiais com baixa energia superficial. Estes materiais de baixa energia superficial, que também são conhecidos como materiais não polares ou materiais de polarização baixa, consistem em PE, HPDE, PP e muitos outros. Trabalhar com estes materiais e obter a aderência necessária representou um problema para muitos fabricantes anteriormente, mas com a orientação especializada de engenheiros da Tantec, e o cumprimento dos métodos da indústria, foi finalmente possível ultrapassar este problema.

O fabricante de automóveis com quem a Tantec trabalhou enfrentou pela primeira vez este problema quando quis ligar ou colar couro artesanal de elevada qualidade aos moldes de acabamento de interiores. A adição de couro artesanal foi vital para o processo, razão pela qual a incapacidade de alcançar uma aderência exemplar estava a revelar-se um obstáculo para o fabricante. Além disso, uma vez que o couro artesanal era o estilo ou o ponto de venda exclusivo do fornecedor de serviços, era importante obter uma boa aderência para uma boa fixação e longevidade.

Todos os moldes de acabamento de interiores requeriam um tratamento superficial excessivo antes da aplicação do adesivo. Tendo em consideração as implicações, o tempo de inatividade e a necessidade de melhoria, foi necessário que o fabricante de automóveis procurasse uma opção mais eficiente. Esta opção eficiente foi apresentada pelo tratamento de plasma por vácuo, que modificou completamente o acabamento de interiores aumentando significativamente a polaridade. Todos os testes foram realizados antes da implementação, assim que os fabricantes e a Tantec definiram os objetivos a cumprir.

«A Tantec foi o parceiro perfeito para nós: ofereceram um excelente apoio local, adotaram uma abordagem flexível para garantir que iriamos receber a solução certa para nós e eram técnica e comercialmente competitivos. Uma combinação imbatível. Também compreenderam o que pretendíamos e ajudaram a conseguir isso através de medidas adequadas. A parte perfeita de todo o processo foi a fase de testes. A nossa preocupação era justificada, já que queríamos o melhor para nós. Mas foram mais além para garantir que tínhamos o que procurávamos. Não são muitos os fabricantes que o fazem nos dias de hoje, razão pela qual toda a nossa equipa ficou surpreendida com esta postura.» – explicou um porta-voz da unidade de fabrico de automóveis.

Como é que o tratamento de plasma por vácuo ajuda a resolver os problemas de aderência?

O tratamento de plasma por vácuo altamente eficaz e tecnologicamente testado é a solução ideal para a ativação de moldes de acabamento de interiores para os fabricantes de automóveis. Também conhecida como VacuTEC, a opção de tratamento ajuda a garantir a aderência ideal e dá ao fabricante um controlo total do seu processo de fabrico. O VacuTEC está equipado com uma grande câmara ou unidade de plasma. O ar dentro desta câmara é removido do interior da câmara selada, através da utilização de uma bomba de vácuo ou de outros métodos. Uma vez removido o ar, a pressão da câmara atinge o nível exigido e é submetida a uma força forte de eletricidade, ou, em palavras mais simples, à criação de um campo elétrico

Este forte campo elétrico faz um bom trabalho ionizando os outros gases, incluindo o ar, ocupando em seguida a câmara de tratamento. Este tratamento significa que a superfície resultante é bem atraída por tintas, revestimentos, tintas de impressão, adesivos e outros moldes. Isto garante uma energia superficial significativamente melhorada para a superfície, resultando numa aderência perfeita.

O VacuTEC instalado pela Tantec na instalação de tratamento do fabricante de automóveis é um sistema de elevada capacidade de quase 1 metro cúbico com tabuleiros de tratamento colocados internamente. O VacuTEC é muito fácil de utilizar e extremamente eficaz. A unidade pode ajudar a tratar um conjunto de partes superiores do corpo em aproximadamente 45 segundos.

Assumir o controlo

Embora tenhamos falado sobre os principais benefícios do tratamento, com a instalação do VacuTEC o fabricante de automóveis pode agora assumir o controlo total do seu processo de fabrico. Considerando as ineficiências dos métodos anteriores, é muito positivo conseguir chegar a estes resultados eficientes. O controlo que os fabricantes têm sobre este processo significa que não é necessário utilizar peças externas ou trabalhar com fornecedores externos. Há um melhor controlo de qualidade, já que agora controlam todo o processo.

Além disso, o VacuTEC está colocado sobre rodas, facilitando a deslocação e o movimento de todas as peças. O sistema também está equipado com uma bomba de vácuo, o que poupa custos a longo prazo.

Pode entrar em contacto com a Tantec se também estiver a enfrentar problemas em termos de aderência. Podemos agendar uma sessão para explicar os benefícios de VacuTEC.

Médica

PLX-intro-plasticcard

Cartões de plástico

FoamTEC

Espumas e placas

Automóvel

RotoTEC-small

Eletrónica

CableTEC

Cabos e tubagens

BottleTEC-corona-treater

Embalagens

lars tantec

Pergunte hoje ao nosso especialista em plasma e corona