Tratamento de plasma por vácuo melhora as capacidades de aderência

Os resultados do tratamento de plasma das superfícies estão presentes no seu dia-a-dia, mesmo que não tenha conhecimento disso.

Basta olhar para o teclado do seu computador . É provável que tenha sido tratado com plasma antes de os símbolos e os números serem adicionados às teclas.

Isto porque o tratamento de plasma garante uma melhor aderência, aderindo melhor os números e símbolos às teclas e evitando que saiam no uso diário normal. 

Não é só o teclado que passou por este tratamento. As chaves do seu automóvel também, qualquer lugar na sua cozinha que tenha qualquer coisa escrita, como as definições do forno e fogão, talvez a sua garrafa de água ou caneta tenha um logótipo. Aqui, o tratamento de plasma garante não só a aderência melhorada, mas também que o logótipo pode ser transferido de forma precisa e destacada em comparação com o fundo.

Não é apenas relevante para os artigos diários com que, estritamente, poderíamos viver mesmo que os detalhes adicionais fossem apagados. A resistência adesiva torna-se muito mais importante quando falamos das marcações numa anca artificial ou medições numa seringa médica.

Processar uma caneta ou uma seringa através de uma máquina de tratamento de plasma é um processo bastante simples devido ao seu tamanho, mas itens como painéis interiores para automóveis provaram ser um desafio no passado, devido ao seu tamanho e geometria. Este desafio foi cumprido pelo tratamento de plasma por vácuo.

O que é o sistema de tratamento de plasma por vácuo?

O tratamento de plasma por vácuo é, para simplificar, o tratamento de plasma em vácuo. Mas vamos começar por ver o que é o plasma e o tratamento de plasma.

O plasma é o quarto estado da matéria, sendo os outros três o sólido, líquido e gasoso. Este quarto estado é menos conhecido, talvez porque não ocorre naturalmente na Terra com tanta frequência como os outros três estados. Os relâmpagos e as luzes norte e sul são exemplos de plasma natural, mas além disso, o plasma é encontrado principalmente no espaço.

Two plastic surfaces one surface treated and one not surface treatedDuas superfícies plásticas: uma superfície tratada e uma não tratada

O plasma ocorre quando a matéria é aquecida para além do estado gasoso fazendo que os átomos individuais se desprendam inteiramente das moléculas e flutuam livremente. Isto requer uma temperatura de cerca de 3.000 K (4.949 F), mas as tecnologias mais recentes permitiram criar plasma a temperaturas muito mais baixas, durante um processo controlado e à escala industrial, utilizando descargas elétricas de alta tensão.

Tratamento de plasma por vácuo no fabrico

No fabrico, o tratamento de plasma é uma forma de limpar a superfície da parte tratada a nano nível. Isto foi previamente limitado ao local específico onde a descarga de plasma atingiu a peça, mas ao colocar a peça numa câmara de vácuo, agora é possível tratar peças ainda maiores com um acabamento uniforme e sem variação.

Isto significa que quando, por exemplo, um painel automóvel costumava ser difícil de tratar porque a descarga não conseguia chegar a todos os recantos e fendas, hoje uma configuração de tratamento de plasma por vácuo resolve este problema.

Olhando para dentro da câmara de vácuo, encontrará um elétrodo na parte superior e outro na parte inferior. Uma vez removido o ar da câmara, uma descarga de alta tensão é inflamada, o que cria uma coluna de plasma entre os dois elétrodos. A coluna fornece uma quantidade muito focada de energia, que irá encapsular toda a peça. A peça pode permanecer estacionária pois o vácuo garante que a coluna de plasma cobre tudo, dando à peça um tratamento de 360°.

Porque é que o tratamento de plasma por vácuo funciona tão bem

Como explicado, o tratamento de plasma melhora muito as capacidades de aderência da superfície. Por outras palavras, o tratamento de plasma altera a energia da superfície e melhora a molhabilidade da superfície.

A molhabilidade é a capacidade de a água entrar em contacto com uma superfície. Quando a molhabilidade é baixa, a superfície é hidrofóbica. Isto significa que a água ou líquidos semelhantes se acumulam em gotículas, mantendo o mínimo de contacto superficial possível. No entanto, se a superfície tiver sido submetida a um tratamento de plasma, em vez disso será hidrofílica, e a água espalha-se para cobrir o máximo possível da superfície.

Isto significa que é necessário menos líquido para cobrir a superfície. Nos equipamentos médicos anteriormente mencionados que também são submetidos a este tratamento, as amostras de cultura de tecidos ganham mais benefícios com o tratamento de plasma, porque o aumento da molhabilidade também significa um crescimento melhorado e confluente das respetivas célula.

O tratamento de plasma por vácuo muda a aparência do produto?

A resposta curta é não. Independentemente das propriedades desejadas como resultado do tratamento de plasma, quer seja uma melhoria do valor de aderência ou um aumento da molhabilidade, o tratamento de plasma não causa uma alteração visível na peça. 

Como o tratamento muda a superfície a nano nível, a mudança será visível sob um microscópio de alta potência, ou ao testar a molhabilidade através da medição do ângulo de contacto ou da aplicação da solução coloração. No entanto, a olho nu, a peça vai ficar exatamente como antes do tratamento.

Por outras palavras, o tratamento de plasma acrescenta valor às peças sem alterar a aparência das mesmas. Isto significa que o tratamento de plasma não afeta negativamente os processos de produção posteriores. No entanto, os efeitos positivos do tratamento de plasma são muito evidentes quando a molhabilidade é melhorada e o valor de aderência é aumentado, proporcionando produtos que podem ter um desempenho ainda melhor do que antes.

Vídeo: VacuTEC |Tratamento de Plasma por Vácuo

Médica

Automóvel

Cabos e tubagens

lars tantec

Pergunte hoje ao nosso especialista em plasma e corona