Tratamento de plasma crucial para a produção de luzes de navegação LED
A Lopolight é um dos principais fabricantes de luzes de navegação para barcos, navios, ferries e outras embarcações. A empresa dinamarquesa está localizada em Humlebæk, a norte de Copenhaga, e desenvolve e produz sistemas completos de iluminação de navegação LED que cumprem as normas extremamente exigentes do exército e da Guarda Costeira dos EUA.
Um novo design inovador fez com que fosse necessário melhorar as propriedades adesivas das peças de plástico utilizadas. Após testes e análises minuciosas, a Lopolight optou por uma solução VacuTEC 2020.
Tudo começou numa cave em 2002, quando as luzes LED estavam em franco progresso e eram cada vez mais utilizadas. A geração anterior de luzes de navegação tinha muitas desvantagens, tais como um elevado consumo de energia, uma vida útil curta e lâmpadas convencionais que exigiam substituições regulares.
Mas graças ao pensamento inovador dos fundadores da Lopolight, uma luz de navegação LED sólida seria em breve desenvolvida. 170 000 luzes de navegação LED foram vendidas e utilizadas em todo o tipo de embarcações, abrangendo uma vasta gama, desde barcos mais pequenos a submarinos militares.
O desenvolvimento é uma das principais competências da Lopolight. Um dos produtos mais inovadores do mercado foi lançado em 2019. Durante o desenvolvimento deste novo produto exclusivo, a Lopolight enfrentou graves problemas de aderência.
Problemas de aderência
Os produtos da Lopolight incluem uma combinação exclusiva de elementos LED e uma eletrónica eficaz de alta qualidade. Esta tecnologia garante uma vida útil extremamente longa, com baixo consumo de energia, mesmo nas condições mais exigentes.
Todas as lâmpadas estão completamente seladas, o que explica em parte o porquê de as mesmas serem um produto de alta qualidade. A aderência desempenha um papel importante quando se trata da selagem das lâmpadas, dado que as mesmas têm de ser 100% resistentes à intempérie e têm de ser à prova de água, mesmo quando imersas em água. De facto, a Lopolight desenvolveu soluções para vários submarinos que continuaram a funcionar perfeitamente após testes a 350 metros de profundidade.
Após uma pesquisa no Google por “tratamento de plasma” e “problemas de aderência”, a Lopolight contactou a Tantec para falar sobre os problemas de aderência que estavam a enfrentar. A Lopolight visitou depois a Tantec para um teste de amostra com as suas próprias peças. O tratamento sugerido revelou um efeito positivo significativo, o qual também se comprovou ser durável. As análises mostraram que um sistema de tratamento de plasma Tantec VacuTEC 2020 era mais adequado para as peças Lopolight e, após um breve período de ponderação,a Lopolight procedeu à encomenda.
Embora o investimento efetuado visasse antes de mais melhorar o tratamento das superfícies das peças de plástico, rapidamente se descobriu que outros elementos, tais como os cabos, também beneficiariam do tratamento.
Cliente satisfeito
Um dos fundadores da Lopolight – que, aliás, é um acrónimo para “Low Powered Light” (Luz de Baixa Potência) – Sócio e Responsável de Desenvolvimento, Peter Hancke, esteve ativamente envolvido em todo o processo, desde o contacto inicial até ao teste interno e à implementação final do sistema de tratamento de plasma da Tantec.
“Estamos extremamente satisfeitos com a solução Tantec de tratamento de plasma atmosférico. Estamos muito impressionados pela usabilidade do sistema. Também estamos muito satisfeitos com o bom serviço e o apoio prático que recebemos durante a instalação”, diz Peter Hancke.
Sistema de tratamento de plasma por vácuo VacuTEC
A Tantec desenvolve soluções standard e personalizadas. Um dos nossos produtos standard é o VacuTEC 2020, o nosso sistema de tratamento de plasma por vácuo mais pequeno.
VacuTEC proporciona um tratamento rápido e melhora as propriedades de aderência do material tratado antes do revestimento, colagem, pintura ou impressão.
As substâncias orgânicas que podem contaminar a superfície são invisíveis a olho nu. No entanto, podem afetar significativamente a capacidade de um objeto interagir com outros materiais.
Durante o tratamento de plasma por vácuo, um gás é ionizado numa câmara de vácuo para formar plasma. Os plasmas de oxigénio e árgon são frequentemente usados para decapagem por plasma e ativação de superfícies.
Os nossos sistemas de tratamento de plasma podem remover 100% dos contaminantes orgânicos mencionados. Isto aumenta as propriedades de aderência do material antes da colagem e reduz a molhabilidade da superfície, de modo a que a impressão, a tinta e os revestimentos permaneçam na superfície.