SheetTEC melhora a tensão superficial de acrílicos e policarbonatos para a aderência

É frequentemente necessário revestir folhas como parte do processo de fabrico. Para que os adesivos líquidos, colas, revestimentos ou tintas adiram à superfície de plásticos fundidos, moldados ou extrudidos, primeiro é necessário modificar a superfície. O processo de aumento de energia superficial irá melhorar a molhabilidade superficial, promovendo assim uma aderência mais forte.

Um dos principais fabricantes de filtros óticos e janelas de visualização está localizado na Dinamarca. Com mais de 25 anos de experiência, a PSC A/S possui um conhecimento profundo do processo de orientação e conceção de soluções adequadas aos requisitos e aplicações exatos do cliente. O desafio e o desejo de uma melhor aderência de tintas de impressão resultaram no contacto com a Tantec.

A PSC fabrica filtros óticos específicos para clientes e aplicações e janelas de visualização para dispositivos eletrónicos profissionais, bem como para uma grande variedade de outras aplicações. As muitas soluções são frequentemente utilizadas em condições exigentes, em que, para além de atingirem o menor reflexo possível, as peças também têm também de ser resistentes a vários produtos químicos, desgaste e limpeza, utilização em ambientes difíceis, vandalismo, etc.

A empresa oferece soluções de janelas de visualização fabricadas a partir de uma vasta gama de materiais: Folhas de acrílico moldado e extrudido, policarbonato e vidro. A janelas de visualização são «vidros de proteção» colocados à frente de visores eletrónicos para melhorar ou otimizar o aspeto, desempenho e funcionalidade do visor ou do equipamento.

Tratamento superficial de alto desempenho

Para que essas soluções ofereçam a funcionalidade necessária, os tratamentos superficiais de alto desempenho, tais como revestimentos reforçados resistentes à abrasão e a químicos e revestimentos de antirreflexo (AR) de várias camadas, são frequentemente aplicados aos materiais em folha.

Um denominador comum à maioria destes, é que repelem eficientemente a sujidade e contaminantes «por design», ou seja, funcionalidade «anti-impressão digital ou antimanchas», e mostram em termos técnicos uma tensão ou energia superficial extremamente baixa!

Para poder imprimir (ecrã, tampão ou jato de tinta) decorações como molduras, símbolos, logótipos, etc. nestas superfícies, a tensão superficial tem de ser modificada.

Fácil de utilizar

Para responder aos desafios de uma melhor aderência, a PSC optou por investir numa solução SheetTEC da Tantec.

«A solução é especialmente concebida de acordo com as nossas necessidades, e os requisitos de design mais importantes foram rápidos, utilizáveis tanto em configurações off-line (processamento de lote) como em linha. Além disso, características como um elevado grau na flexibilidade de tratamento, isto é, velocidade, intensidade, número de passagens e uma interface intuitivamente fácil de usar (HMI), facilitam aos operadores selecionar o tratamento correto, tendo sido pontos críticos», afirma Jesper Nielsen, Gestor de Desenvolvimento de Produto da PSC.

Processo ecológico

O tratamento corona para folhas é considerado um processo ecológico e com um consumo de energia bastante baixo. Embora o ozono seja gerado como um produto derivado da descarga de corona, é facilmente eliminado quer através de sistemas de escape existentes, quer através de um sistema neutralizador de ozono personalizado da Tantec. Materiais como PP, PE, PVC, PVDA, PMMA, PS e outros polímeros não condutores são tratados com sucesso com este conceito.

Características do SheetTEC:

  • Lado único ou duplo• Ecológico
  • Design personalizado
  • Controlo do processo
  • Processo de tratamento eficiente em termos de custos
  • Espessura do tratamento: Até 50 mm
  • Largura de tratamento: 50 – 2000 mm
  • Velocidade da linha: 0,5 – 10 m/min (outros mediante pedido)

Médica

PLX-intro-plasticcard

Cartões de plástico

FoamTEC

Espumas e placas

Automóvel

RotoTEC-small

Eletrónica

CableTEC

Cabos e tubagens

BottleTEC-corona-treater

Embalagens

lars tantec

Pergunte hoje ao nosso especialista em plasma e corona