Os grandes dispositivos de tratamento de plasma VacuTEC personalizados fazem uma grande diferença
A Tantec forneceu recentemente várias máquinas VacuTEC novas a um dos principais fornecedores mundiais de interiores de veículos. A finalidade destas máquinas consiste no tratamento completo da superfície dos sistemas interiores.
Porquê usar um dispositivo de tratamento de plasma VacuTEC?
Ao trabalhar com materiais plásticos como PE, PP, PS e EPDM já se deverá ter deparado com os desafios que a baixa energia superficial lhe apresenta. É impossível alcançar resultados duradouros e de elevada qualidade em processos de ligação, revestimento, impressão e envernizamento. Estes processos dependem de uma elevada energia superficial e para alcançar esse resultado é necessário o tratamento superficial. O tratamento de plasma e corona altera a estrutura química na superfície dos materiais plásticos e aumenta a energia superficial, resultando em melhores propriedades de aderência e molhabilidade.
Com o tratamento de plasma e corona, tem a possibilidade de alcançar:
- Um tratamento uniforme em todas as superfícies de peças tridimensionais
- Um tratamento de locais específicos em peças tridimensionais
- Um tratamento de peças de grandes dimensões
- A limpeza superficial de metal
- A alteração da superfície sem afetar o próprio material.
- Eficiência de custos e longa durabilidade das propriedades de aderência
- Uma solução que respeita o ambiente
O tratamento superficial de plasma e corona é aplicado para a ativação de superfície de:
- Peças interiores
- Peças exteriores
- Peças do grupo motopropulsor
- Perfis
O VacuTEC oferece tempos de tratamento muito rápidos e propriedades de aderência ideais para a aplicação de revestimento, colagem, pintura e impressão a jusante. Na câmara de tratamento por vácuo é acumulado um vácuo entre os 0,5 e 6 mbar antes de ser criada uma descarga elétrica através do elétrodo de plasma integrado. A Tantec utiliza tecnologia direta de elétrodo para elétrodo, criando assim a descarga de plasma. Esta tecnologia de elétrodo para elétrodo ajuda a intensificar o tratamento, resultando em tempos de ciclo de tratamento mais curtos não sendo necessários gases na maioria dos casos. Os tempos de tratamento poderão situar-se entre os 2 e os 120 segundos dependendo do material e da sua composição.
As máquinas são especialmente desenvolvidas pelo departamento de construção da Tantec e adaptadas em 100% às necessidades e requisitos do cliente em relação à linha de produção.
O VacuTEC é apreciado pela sua simplicidade de funcionamento, fiabilidade na produção e rapidez do processo.