A qualidade de impressão de cartões de plástico melhora com o tratamento de plasma

Se está com problemas em imprimir em vários cartões de plástico, como cartões de visita, cartões de biblioteca, cartões de fidelização ou qualquer outro tipo de cartões, é porque são feitos com polímeros que são essencialmente antiaderentes. Estamos a trabalhar com o objetivo de descobrir por que motivo é tão difícil obter uma boa aderência de impressão e, mais importante ainda, como pode o problema ser resolvido de uma forma eficaz e eficiente.

A maioria dos cartões de plástico são feitos a partir de PVC. A natureza «antiaderente» do PVC e dos diferentes polímeros e misturas de compósitos resulta regularmente em atrasos na pintura e falta de aderência da impressão. Subsequentemente, na impressão de cartões de plástico, a obtenção de uma sólida aderência da impressão e o fornecimento de uma sobreposição sólida em cartões de plástico transformam-se num problema comum para todos os negócios.

Dispondo de engenheiros experientes na sua equipa, a Tantec oferece uma vasta gama de serviços como o encapsulamento, codificação por barras, impressão UV, impressão DOD, limpeza de superfícies e muito mais. Com os padrões de serviço acima da média ou superiores ao padrão da indústria e soluções de tratamento superficial de plasma de última geração, a Tantec promete sempre resultados perfeitos com a aderência de tintas, mesmo em altas velocidades de linha.

Obter uma boa aderência na impressão de cartões de plástico

O PVC é o material mais utilizado no fabrico de cartões de plástico. Possui uma baixa energia superficial de cerca de 34 – 38 dines/cm² (mN/m), que é o principal motivo para uma fraca aderência durante a impressão de cartões de plástico. Regra geral, a energia superficial do material deverá ser superior à tensão superficial da tinta de maneira a alcançar uma boa aderência.

<Normalmente, a tinta a jato de tinta tem uma fadiga superficial fixa e, como tal, os fabricantes têm de descobrir uma resposta para aumentar a energia superficial do material a imprimir. De forma a melhorar as características de aderência, é imperativo fazer testes para decidir a energia superficial do material e a fadiga superficial da tinta a usar. Os engenheiros altamente qualificados que trabalham para a Tantec aconselham a utilização de um medidor de ângulo de contacto para a medição da energia superficial do material. Após a conclusão de rigorosos testes, a energia superficial perfeita do material no que diz respeito à pressão superficial da tinta pode ser determinada para garantir níveis de ativação superficial previsíveis e fiáveis.

De que forma o tratamento de plasma melhora a qualidade da impressão nos cartões de plástico?

Ao ser um método de ativação superficial exequível, eficiente, rentável e ecológico, o tratamento de plasma é a solução perfeita para a melhoria da qualidade de aderência no que toca à impressão de cartões de plástico. Em termos simples, o plasma, que é um gás altamente ionizado, pode ter efeitos adversos sobre imensos materiais que incluem polímeros, cerâmica, metais, misturas de compósitos e vidro. No momento em que as partículas são expostas a uma elevada vitalidade, os eletrões em redor do núcleo começam a «borbulhar» e a temperatura em expansão faz com que os átomos fiquem demasiado quentes para permanecerem contidos no círculo em redor do núcleo. Os radicais livres e as diferentes partículas, que coexistem no interior da libertação de plasma profundamente dinâmica, serão capazes de se ligar à superfície do material criando o desenvolvimento de grupos extra polares. Esta mudança faz com que o material aceite bastante bem tintas, garantindo uma excelente molhabilidade das tintas de impressão e uma sólida qualidade de ligação. Além de aumentar a humidade superficial, este tratamento garante uma maior disseminação da tinta e uma ligação sólida da impressão. Remove também os contaminantes orgânicos mantendo a superfície do material totalmente limpa devido a um dilúvio de iões. Isto faz com que seja a tecnologia ideal de disposição de superfície para a produção de cartões de plástico, porque assim que os contaminantes naturais são expulsos do material, este fica nas condições ideais para receber a tinta ou a cobertura, garantindo assim uma impressão de cartões de plástico brilhantes.

Qual é a tecnologia de tratamento de plasma mais vantajosa para si?

A tecnologia de plasma atmosférico é ideal para os pedidos de elite da indústria de cartões de plástico. Perfeito para altas velocidades de linha, o nosso procedimento efetivamente repetível pode efetuar o tratamento de plasma até 30.000 cartões por hora e oferece uma verdadeira capacidade de adaptação para o encaixe no seu procedimento de montagem. Os serviços topo de gama da Tantec oferecem um plasma atmosférico económico, eficiente e inteligente, juntamente com o facto de ter metade do tamanho dos sistemas de plasma atmosférico convencionais, poupando imenso espaço útil

Clientes satisfeitos

Foi uma sensação de grande orgulho para a Tantec quando a VCT Brasil, um dos principais fabricantes de cartões de crédito a nível mundial, investiu recentemente num sistema da Tantec que integra uma configuração composta pelo PlasmaTEC-X. Os clientes estão muito satisfeitos com o sistema. «Após a instalação da solução Tantec na nossa máquina, deixámos de ter problemas com a impressão dos nossos cartões. Alcançámos a qualidade que desejávamos e aumentámos a nossa produtividade devido ao bom funcionamento do equipamento», afirmou José Alexandre, Diretor de produção da VCT Brasil.

Médica

PLX-intro-plasticcard

Cartões de plástico

FoamTEC

Espumas e placas

Automóvel

RotoTEC-small

Eletrónica

CableTEC

Cabos e tubagens

BottleTEC-corona-treater

Embalagens

lars tantec

Pergunte hoje ao nosso especialista em plasma e corona